Two Ways
Ontem eu estava olhando o RPG Beauxbatons, mais precisamente o Chat, e vi uma palavra que me chamou a atenção, principalmente por eu não ligar a palavra à figura correspondente dentro de meu vocabulário. Pois bem, fiquei com aquilo na cabeça, e queria até fazer um post falando sobre isso ontem mesmo, mas como ontem eu estava mexendo no Mac e só lá que eu tinha a bio da Lize, resolvi postar a bio dela, pois era algo que queria fazer há tempos, e deixei para falar sobre meu desconhecimento sobre assuntos culturais interessantes para uma data futura. Desta forma, a palavra que me chamou a atenção em Beaux, foi Arlequim, e eu fiquei me perguntando quem seria aquele personagem.

Primeiramente achei que fosse do Neil Gaiman, afinal, o post em que li o nome de Arlequim foi feito por uma pessoa que sei que adora as histórias dele, que confesso nunca ter lido (mas agora já está na minha listinha de leitura). Então, fui googlar (verbo novo, neh) e aí me dei conta de que Arlequim estavam falando.

Colombina, Pierrot eu conhecia, até fui Pierrot em um trabalho para a faculdade, mas sinceramente, desconhecia Arlequim, e é uma coisa tão presente na nossa cultura, especialmente durante o Carnaval, que me senti um pouco envergonhada pela ignorância que se apoderou sobre mim a respeito deste assunto. Assim, fui procurar mais informações, visto que a Wikipédia as traz bem resumidas, o que assanhou minhas "lombrigas cerebrais". Pesquisei em sites que conheço, e mesmo no Google, colocando a combinação "Arlequim+Colombina+Pierrot" e dentre os resultados que apareceram, três textos me encantaram.

A história de Pierrot, Colombina e Arlequim se resume, ao que entendi, em um triângulo amoroso, em que Arlequim se apaixona por Colombina que se encanta por Pierrot. O primeiro oferece à Colombia um amor carnal, e o segundo um amor mais espiritual. A história, pelo que descobrir, foi originada pela Commedia Dell'Art, companhia teatral italiana do século XVI e XVII.

Pelo que vi, vários poemas e músicas, peças teatrais e até enredo de samba fazem referência à história de amor, mais precisamente um triângulo amoroso. Ocorre que durante minha pesquisa (não extensa, visto que estou no trabalho XD) pude descobrir textos interessantíssimos sobre esse casal nada convencional.

Bom, como só um deles possuía uma Licença Creative Commons, com e-mail para solicitar autorização para a cópia e exibir (mesmo que apenas um trecho), eu enviei o e-mail, mas como o post sai daqui a alguns segundos, só vou colocar os links para os textos, uma vez que não dará tempo de receber a resposta do autor. Quando tiver a resposta, faço um comentário por aqui!

Os links para os três textos que achei divinos sobre Pierrot, Colombina e Arlequim são esses:

Conversa de Pierrot com Arlequim
Texto de Fernando de Camp, postado no Recanto das Letras.

De Pierrô e Arlequim
Texto de Liliane Reis, postado no Círculo das Trovadoras de Minerva.

A Arlequim, Colombina e Pierrot
Texto de Souza Heiras, postado no Recanto das Letras.

Espero que leiam, e curtam como eu curtir ler cada um dos textos citados acima, mas claro, ninguém precisa clicar no link, afinal, como tudo no Two Ways, há sempre duas possibilidades, e em uma alusão aos clássicos dizeres de Hamlet, deixo a cargo de vocês:

Clicar ou não clicar,
eis a questão
Labels:
0 Responses

Postar um comentário

Somos frutos de nossas escolhas...
Qual a sua escolha?