Two Ways
Bom dia!!!

Primeiramente este post teria o título de meu querido diário, mas como não consegui terminar de visualizar a mensagem, e olhando algumas notícias sobre o mundo MAC, não pude ignorar a oportunidade de fazer este post!

Sim, o conteúdo do post é para alertar a necessidade de usuários MAC se precaverem com a utilização de antivírus. Como há alguns meses a própria APPLE alertou para que seus usuários utilizassem essa proteção, pois, confesso, muitos dos usuários apples acham que estão totalmente protegidos, entretanto, creio que não estamos.

Por que? O mercado da Apple está se alargando, ainda mais no Brasil. Claro, não temos uma "filial" produtora da Apple ainda, mas temos cada vez mais vendedores autorizados, sem falar que (antes da "crise") os preços apple estavam bem acessíveis - assim, para um Apple, neh! Tipo, eu mesma nunca imaginava que poderia comprar um, e não é que consegui? E estou felicissícima com ele! Aliás, em uma pesquisa realizada pela Forrester Research sobre satisfação dos usuários mostrou que na categoria pessoais a Apple atingiu o conceito 'BOM'¹

Entretanto, muitos usuários de Mac acabam por baixar a guarda, pensando que não haverá vírus para o seu S.O. e esquecem de alguns cuidados básicos. Segundo a Exame Informática Online² o número de vírus para a plataforma MAC está aumentando, e claro que os desenvolvedores desses vírus não iam perder essa chance, neh, afinal, um mercado em que grande parte de seus usuários se acham totalmente protegidos e esquecem princípios básicos de segurança, é um bom lugar de investimento, não acham???

Se antes poderiamos falar 'por que uma pessoa com uma inteligência grande em informática gastaria tempo fazendo um vírus para Macintosh?', hoje podemos dar uma resposta: 'porque há uma clientela inexplorada e inocente no uso desse SO.' - claro, essa é minha opinião.

Por isso, quando comprei o meu, tratei logo de fazer uma pesquisa sobre antivírus no mercado para MAC, e apesar de uma pequena decepção, afinal, são pouquíssimos, acabei baixando algumas versões trials para experimentar, e então caçar algum para comprar, afinal, a melhor já dizia minha mãe "O seguro morreu de velho" (ou alguma coisa assim ;-).

Um antivírus que gostei bastante de usar, foi o Avast! Mac Edition 2.74. É um antivírus fácil, e que eu já conhecia para plataforma Windows. Ainda há antivírus para MAC das marcas Norton, McAfee e Kaspersky.

Claro que não sou uma analista para falar sobre antivírus de forma técnica, mas como leiga posso dar minha opinião de usuária. E como usuária tento tomar o maior cuidado ao acessar sites e receber arquivos suspeitos, afinal, como usuária de Windows, esses são cuidados imprescindíveis para manter os arquivos a salvo, pois, querendo ou não, esse ainda é o SO que mais atrae o talento de crackers para vírus.

Para quem se interessou e quer uma pequena proteção para seu Macbook, iMac, apesar de muitos dizerem que o Mac ainda não é necessário antivírus para um macintosh, eu prefiro previnir!

Para quem quiser verificar, aqui temos um site que oferece algumas opções para download:

http://superdownloads.uol.com.br/mac/utilitarios/antivirus.html

Agora cabe a você avaliar a necessidade!
"Previnir ou Remediar? Eis a questão...
:-p

Fonte:
¹ O Globo
² Exame Informática
Labels:
3 Responses
  1. Olá, tudo bem? Sou Giovanna Carvalho da Edelman, agência de comunicação da Symantec.
    Estava lendo seu post e gostaria de comentar que, apesar de não ter sido comprovada a existência de vírus nos Mac, proteção nunca é demais. Toda informação que está em jogo, seja profissional ou pessoal, é muito valiosa e não podemos deixá-la à própria sorte.
    Vale salientar também que, tão importante quanto as soluções de segurança é o comportamento online do usuário, cercando-se de cuidados para não cair nas armadilhas cibernéticas que estão espalhadas aos montes por aí. Um abraço, Giovanna
    giovanna.carvalho@edelman.com


  2. Lopes Says:

    Salve! Long time no see! :-)
    Pois é, muita gente acha que no Mac estão seguras e mais gente ainda acha que no Linux estão seguras. Ledo engano! Quando estudamos engenharia de software, aprendemos que não há software perfeito, 100% seguro e livre de erros. Humanos erram, humanos criam programas, logo programas podem conter erros.
    Obviamente pegar um vírus no Windows é muito mais fácil e isso se justifica em muito pela arquitetura menos segura que o Windows tem, contra o Unix (de onde derivam OSX e Linux) e pela popularidade deste SO, que o torna alvo da maioria dos vírus existentes.
    Eu costumo dizer que o melhor antivírus que existe é o bom senso do usuário. Não saia clicando em qualquer link na net, desconfie de emails inesperados, tenha cuidado ao executar programas no seu computador...
    Um professor de segurança computacional disse uma vez que segurança não deve ser encarada como um estado, mas como um processo. As medidas de segurança devem ser tomadas sempre, para que o sistema se mantenha livre de ameaças, mas deve-se ter noção de que nunca se chegará a um ponto onde se pode relaxar, pois não há um estado de 100% de segurança...
    :-)


  3. Two Ways Says:

    Pois é!!! Long time! mas tá perdoado por causa da Mono ;-)
    Obrigada pelo comentário e ainda mais pela visita!
    É verdade... muitos virus invadem o computador porque deixamos, damos aquele momento de descuido e clicamos em um link que não deveríamos... e aí, as consequencias são desde uma pequena complicação quanto à perda total de todos os seus dados (tanto os do PC quanto possíveis dados pessoais)

    Muito obrigada pela visita e seja bem-vindo sempre!!!


Postar um comentário

Somos frutos de nossas escolhas...
Qual a sua escolha?