Two Ways




Imagem feita por mim.


Como estão todos?

Então, o blog mudou de visual *.*, graças ao Blog Templates Novo Blogger que tem dicas e ensinamentos valiosíssimos, eu consegui fazer modificações no CSS do Blog. Assim, não foram grandes coisas, afinal, eu não sei nada sobre CSS, mas a Ariane, do TNB, disponibiliza no seu blog (link acima ou nos "BLOGS") templates limpos, os quais podemos mexer sem problema de afetar a obra artística dos que ela cria ou de outros templates que a gente encontra e acaba "surrupiando" e vai mexendo daqui, dali e acaba no final tirando os créditos da pessoa, ou pior, fazemos porqueira e acabamos deixando os créditos da lambança só para o pobre e inocente autor.

Além de mostrar uma nova carinha para o blog, e eu adorei fazer isso, até a edição das imagens (por sinal, o fundo no cabeçalho e a sakura, devo ao Wallpaper feito por Ero Chrono, disponível para baixar no site Artes Brasil), graças ao Photoshop® (edição trivial, afinal, ainda não tenho mais 3 mil para o editor, apesar de recomendar o uso do Photofiltre ou do GIMP - o qual eu não consigo instalar no meu MAC u.ú), esse novo Lay mostra uma nova fase do Two Ways.

Nesses últimos dias fui ler algumas atualizações dos blogs que acompanho, e vi um post que me chamou muito a atenção no blog do Cidão, que alerta sobre o crime de plágio de obras. Pois bem, eu certamente já devo ter incorrido neste crime várias vezes aqui no blog (o que não é motivo nenhum de alegria para mim) e vi, que muitas vezes o que eu achava que fazia corretamente, não estava correto, o que fez várias sirenes apitarem na minha mente, afinal, não quero ser uma copiadora compulsiva.

Assim, resolvi pesquisar mais sobre o assunto, e encontrei vários posts que falam sobre o assunto. (Dicas Blogger, Blosque.com, Icebreaker, Infopod, Blocos On line, tem excelentes textos a respeito do que seria o plágio e como se colocar dentro do que diz a lei e deixar de ser um contraventor =P).

E lendo tudo, creio que agora tenho uma pequena idéia do que posso ou não fazer, como não adianta só pedir a autorização do autor e copiar todo o texto para o meu blog, e que o certo, aliás, digno, é colocar uma parte e um link para que a pesssoa leia o texto original no lugar originalmente publicado.

Desta forma, procurei saber um pouco mais sobre licenças de uso, direitos autoriais, e também em saber o que se pode ou não fazer. Assim, achei a lei que trata do assunto, por sinal, nova, Lei nº 9.610 de 1998, que:
"Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências"
Leia mais sobre a Lei, no sítio do Planalto.

Outra coisa também que não sabia em parte era sobre o uso das imagens, e que elas também estão sob a proteção da lei acima citada. E quanto aos vídeos do Youtube? E as músicas que estão hospedadas em outros sites, como o falecido Mp3Tube? Bem, eu suspeitava que como eles estão lá não poderiam ser utilizados sem a devida autorização, mas a frase do colega Blosque,

"Vamos acabar de uma vez com a idéia estúpida de que “Se algo está na Internet, pode ser usado como eu bem entender”. Isso não é verdade.

Sejam textos, imagens, vídeos, música ou seja lá o que for, todas as coisas foram criadas por alguém, pertencem à alguém, e esse alguém tem o direito de determinar como essas coisas podem ser usadas." (leia mais aqui)

Então, creio que nada de sair colocando música nem vídeo sem antes perguntar, e esperar a resposta, neh!

Outra coisa interessante, foi que, após ler tantos posts sobre direitos autorais, o Two Ways acabou ganhando uma Creative Commons. Que é essa abaixo!

Creative Commons License

A CC que o Two Ways "ganhou", é uma Licença Creative com Atribuição de Uso Não-Comercial, cujo direito permite que outros distribuam obras derivadas somente sob uma licença idêntica, ou seja, pela mesma Licença 2.5 Brasil Commons.

Bom, acho que isso é tudo o que eu queria dizer sobre o bloguito de cara e consciência nova.
Caso notem alguma diferença em posts antigos do blog, essa diferença se dará em vista de adequações por parte desta que vos fala para não prejudicar ninguém quanto aos direitos autorais.

Nossa... nem acredito que consegui terminar o post. Ele ia começar com uma imagem de Bom dia, mas como só agora consegui postar, vai com imagem de Boa Tarde! Agora já posso ir trabalhar =]

1 Response
  1. Two Ways Says:

    Fazendo texte... acho que tinha sumido o formulário de postagem ç.ç


Postar um comentário

Somos frutos de nossas escolhas...
Qual a sua escolha?