Two Ways


Bom dia, ou melhor dizendo, Boa Tarde!!!!

Como estão todos? espero que bem.

O mundo atual requer que cada vez mais nos preparemos para o dito mercado de trabalho, podemos aceitar tal imposição apenas para conseguir um aumento salarial, um emprego melhor ou podemos nos impor uma maior qualificação a fim de desenvolvimento pessoal, para aquisição de conhecimentos, para ampliarmos nossos horizontes. Eu escolhi ampliar meu horizonte. Sou formada em Letras, com habilitação em Português, Inglês e respectivas Literaturas, e confesso que sou apaixonada, amplamente apaixonada pelo curso, pela riquesa cultural que ele proporciona. Longe de mim dizer que outros cursos não proporcionem uma riquesa cultural, mas o curso de Letras envolve várias áreas, como a história, questões geográficas, sociais, humanas... tudo se mistura formando a expressão artística de um povo, de uma sociedade. Até mesmo fatores econômicos influenciam essa expressão, como o Capitalismo influenciou o período romântico/realista da literatura (Épocas literárias conhecidas como Romantismo, Realismo, Naturalismo)

Quando lemos o poema de Castro Alves, Navio Negreiro, quanta diversidade, quanta realidade encontramos ali? Coisas que até hoje ainda vemos, e fingimos não existir. Uma pena.

Mas deixando minha paixonite crônica, a área de Letras é expetacular, tanto pelo conhecimento quanto pelo campo de trabalho. Assim, apaixonada me formei e então procurei uma pós na área, que infelizmente não achei por onde eu morava. E em outra região achei, porém era muito cara para meus padrões financeiros. Mas não desisti, e então, vi uma pós-graduação (LATO sensu) que a primeiro momento não me atrairia, mas que agora, no decorrer de todo o curso, vejo que é essencial para mim.

Meu curso é licenciatura, logo eu sou uma professora, claro, não atuante, mas um dia ainda serei - a esperança é a última que morre, será que é por que é a primeira que foge??? - e o curso de pós que escolhi fazer de nada tinha a ver com a área de letras - literatura, linguística - mas tinha a ver com a área que atudo, a parte administrativa de escola - no caso universidade.
Bom, confesso que me surpreendi com o meu interesse repentino pela pós de uns tempos para cá, principalmente sobre a diversidade e inclusão.

Assim, hoje gostaria de apresentar a vocês um trabalho feito por mim e minhas colegas para a aula de ontem.

O trabalho tratava-se de fazer uma expressão artística com um amontoado de palavras, ditas por todos os alunos no início da aula, e que demonstrasse, ou conceituasse o que era cultura.
A princípio fizemos um poema, mas que depois, pela musicalidade das palavras, descobrimos que poderia ser um rap bem cantado - mas decidimos não cantar, até mesmo para proteger os ouvidos de nossos colegas.

Como achei que ficou muito bom, resolvi disponibilizá-lo a vcs, seja para falarem que ficou bom também ou para não, afinal: gosto cada um tem o seu!

Cultura, a arte do saber

O que é cultura?
Muitos grupos já tentaram conceituar
É com arte e cultura que vamos criar

Cultura é o saber diversificado
Depende do meio em que está relacionado

Qualquer grupo ou sociedade
Possui atitudes com criatividade
Cada qual com suas raízes e comportamentos
Formando um conjuto de conhecimentos

Na diferença da crença
Na postura da vivência
Cultuando a experiência
(E) quebrando a resistência

Para fortalecer a relação
Usamos a expressão
E ao invés da Tradição
valorizamos a miscigenação
Como uma forma de ação.

(Alessandra/Amélia/Ana Paula/Anaiê/Eleuza/Eliane/Eudoxia/
Letícia/Jerusa/Júlia/Maria Selma/Rita/Vanilda - Turma Especialização em Gestão Educacional)


E quem sou eu dessas? ah, isso é uma conversa para futuras expressões artísticas =]
3 Responses
  1. Lluvia Says:

    Qué bién poema. No hablo, ni escribio portugués, solo español. En cambio, entendí basta apreciar la integridad y la creatividad del poema. Gracias por hacer una conección via blog.


  2. Lopes Says:

    Muito legal a letra, mas a última frase (do texto) chamou a atenção. Fez eu me lembrar do Cid: Mistééério... rs
    Parabéns pra vocês! ;-)


  3. Lluvia Says:

    I re-read, may have found new meaning in your words this morning. I may have to send you an email for further explanation. Además, I know 'El Cid.' This is fun. Thanks!


Postar um comentário

Somos frutos de nossas escolhas...
Qual a sua escolha?